Presidente CAERJ.png

Ricardo Mota

Sem Barreiras

 

Graduado em Administração. Mestre em Engenharia de Transportes pela Coppe – UFRJExtensão em Relações Internacionais (UNB)Trabalhou na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, atuando em diversas áreas e níveis funcionais, no Projeto Exporta Fácil, logística dos Jogos Pan e Parapan 2007, dentre outros.Experiência em Consultoria Internacional de Planejamento, Qualidade Operacional e Mercado pela UPU/ONU na África, Ásia e América Central.Atuou em Comitês de Logística Integrada (CLI/AEB) e é Diretor-presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ)

WhatsApp Image 2021-11-19 at 12.08_edited.jpg

Claudio Gomes

Orgulho LGBTQIA+

 

Sócio da Kombo Comunicação, agência e produtora que atende a clientes como ONU, Nike, TIM, Sephora, Record TV, Blue Note, entre outros, é empreendedor, publicitário e DJ com forte atuação no segmento da Economia Criativa e contribuição para o desenvolvimento da cultura e entretenimento do Rio de Janeiro.

Inovação e criatividade são características desse carioca que se destaca pela determinação em encontrar maneiras diferentes de pensar e oferecer soluções impactantes para o mercado, gerando novas oportunidades e excelentes resultados.

A música é um principal elemento na sua trajetória e através dela desenvolveu importantes trabalhos como na gestão de marketing das Rádios Mix e SulAmérica Paradiso e da banda New Kids On The Bloco.

Em 2020 foi convidado para a Diretoria Executiva da CAERJ – Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro – como Diretor de Relações Públicas e Eventos, e lançou os podcasts “Um Fone Pra Dois” e “Creative Cast”, disponíveis nas principais plataformas de áudio.

WhatsApp Image 2021-11-19 at 17.03_edited.jpg

John Cuttino

Empresa de Atitude

 

Diretor-presidente da Portal Commerce & Logistics, LLC (EUA) e Portal Consultoria em Logística Empresarial LTDA (BRASIL).
Diretor de Negócios Internacionais da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Brasil e da Câmara de Comércio e Industria do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ).

 

De março de 2006 até dezembro de 2018, exerceu a representação da Autoridade Portuária de Houston no Brasil.

 

Possui duplo mestrados em Políticas Publicas e Estudos Brasileiros pela Universidade do Texas, em Austin. Graduação pela Tufts University.

09.06.09-20.03.25-pres_anut2.jpg

Paulo Protasio

Parceiro Ambiental

 

Formado em Direito, Administração e Marketing Internacional. Realizou estudos e projetos, a convite das Nações Unidas e instituições de caráter regional como CEPAL e Rede de Informação Tecnológica Latino Americana.

Organizou e presidiu a Associação Latino-Americana de Comércio Exterior (Alat). Criou e implantou, com outras parcerias, a Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE) e promoveu a organização do CODESUD – Corredor de Exportação Centro Sudeste.

Foi conselheiro, durante dois anos, da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). Serviu como Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Comercial do Ministério de Indústria e Comercio brasileiro e exerceu a Presidência da Empresa Brasileira de Turismo. Fez parte da direção da WTCA (World Trade Centers Association), WTA (World Teleport Association), IETA (International Emissions Trade Association), CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro), ABECE (Associação Brasileira das Empresas Comerciais Exportadoras) e AEB (Associação do Comércio Exterior do Brasil).

Atuou como Presidente da ANUT– Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga, da Câmara Temática de Transporte e Logística do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Associação Brasileira de Marketing.

Atualmente é Diretor da SNA – Sociedade Nacional da Agricultura em parceria com suas atividades na R3ZiS.
Publicou vários artigos, além dos livros Mercosul: um atlas cultural, social e econômico (1997) em parceria com Felix Peña e Zona internacional de serviços: rede para redes: integrando a América Latina (2004) com Martius V. Rodrigues e Renilda O. de Almeida.

Responsável pela realização do primeiro encontro mundial de Câmaras de Comércio na América do Sul em 2019 no Rio de Janeiro em que a CISBRA foi a única Câmara de Comércio brasileira presente no evento.

Diretor Executivo da Autoridade Sustentável do Estado do Rio de Janeiro que tem a responsabilidade de coordenar as ações para comemoração do Bicentenário da Independência e do Rio2030.

Em Agosto de 2021 assumiu a Presidência da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil - CISBRA, liderando o Sistema Comércio e Indústria do Brasil junto a diversas Câmaras de Comércio estaduais e regionais.

​Seus objetivos frente a CISBRA é liderar um trabalho em prol do desenvolvimento econômico sustentável para o Brasil através do Rio de Janeiro, capital intelectual, cultural e criativo do país.

WhatsApp Image 2021-05-03 at 5.49_edited.jpg

Monica Romero

Homenagem Especial

 

Mestre em Gestão Empresarial. Especialista em Altos Estudos de Política e Estratégia em Marketing Internacional e Economista, com vasta experiência em Comércio Exterior.


Ministra aulas, desde 1997, na Fundação Getúlio Vargas/IBE.
Conselheira Certificada do IBGC. Diretora da MoniConsult Ltda. Executiva de Marketing e Relações Institucionais da SBCE, até 1999. Atuou na Carteira de Comércio Exterior do BB de 1975 a 1990, e no governo federal de 1990 a 1999.


Livros editados: Logística de Comércio Exterior ll (coautora), Aduaneiras, 2016; Regulação Internacional (coordenadora e coautora), FGV, 2015; Logística de Comércio Exterior (coautora), Aduaneiras, 2013; Estrutura do Mercado da Moda e Têxteis (autora) Senai/CETIQT, 2009; Comércio Exterior, Teoria e Prática no Brasil (coautora), Aduaneiras, 2002.