LOGOMARCA PRÊMIOS ATITUDE SUSTENTÁVEL CO

Finalistas

Projeto Sustentável

 

PETROBRAS

PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL

PROGRAMA

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a PETROBRÁS realiza investimentos em projetos para as comunidades, em parceria com organizações da sociedade civil, colaborando para a conservação do meio ambiente e para a melhoria das condições de vida no entorno das suas operações.

 

O Programa está alinhado ao Plano de Negócios e Gestão (PNG 2019-2023) e à Política de Responsabilidade Social, que preconiza o compromisso de fornecer energia, respeitando os direitos humanos e o meio ambiente, com relacionamento de forma responsável com as comunidades e superando os desafios de sustentabilidade, como a transição para uma economia de baixo carbono. O Programa também se alinha às diretrizes e aos princípios internacionais de Responsabilidade Social, como os princípios do Pacto Global das Nações Unidas, a norma ISO 26000 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

 

De 2007 a 2013, os Programas Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e Petrobras Ambiental investiram conjuntamente R$ 2,4 bilhões em projetos sociais e ambientais das 27 unidades da federação e nos seis biomas brasileiros, com reconhecimento internacional de seus resultados.

 

SEDE

A HOLDING PETROBRÁS é sediada no Rio de Janeiro e responsável pelo maior Centro de Pesquisa e Desenvolvimento na Área de Petróleo e Gás do Hemisfério Sul, e maior fonte dos Royalties de Produção para o Rio de Janeiro e para os demais Estados da Federação.

 

Para maiores informações:  http://sites.petrobras.com.br/socioambiental/

PROJETO SUSTENTÁVEL.png

COPPE/UFRJ

LabrInTOS ( Laboratório de Inovação Tecnológica) - PROGRAMA REAP

 

O Rio de Janeiro acaba de ser selecionado para o PROGRAMA REAP- programa de aceleração de startups coordenado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Anualmente, o REAP seleciona até oito regiões do mundo para um programa de treinamento com dois anos de duração. O projeto selecionado deve engajar, desde o envio da proposta para seleção, os atores previstos pela metodologia: universidades, corporações, governo, empreendedores e investidores de venture capital, também conhecido como capital de risco ou capital empreendedor.

 

O projeto é uma iniciativa do Laboratório de Inovação Tecnológica (LabrInTOS), da Coppe/UFRJ, coordenado pelo professor Marcus Vinícius Fonseca, e conta com o apoio de Furnas e da Petrobras.

 

O objetivo é estimular a criação e o desenvolvimento de startups focadas nos setores de energia e sustentabilidade e, com isso, transformar o Rio de Janeiro no “Vale do Silício” destas áreas, por meio da união de atores da região e da implementação e adaptação da metodologia do MIT REAP ao contexto local.

 

A expectativa é atrair cerca de R$ 200 milhões em novos investimentos para o estado do Rio de Janeiro, incluindo inversões em startups, em projetos de P&D e difusão de novas tecnologias.

 

 

SEDE

UFRJ – Cidade Universitária do Fundão – Rio de Janeiro/RJ

 

Para maiores informações: https://coppe.ufrj.br/pt-br/planeta-coppe-noticias/noticias/

KLABIN

SUSTENTABILIDADE

Empresa de “referência mundial em desenvolvimento sustentável”. As “atividades florestais e industriais baseiam-se nesse conceito para preservar a biodiversidade e o equilíbrio ecológico dos ecossistemas das regiões onde atuamos. A política de sustentabilidade Klabin integra toda cadeia produtiva para oferecer ao mercado um produto responsável com o meio ambiente.”

MEIO AMBIENTE E BIODIVERSIDADE: Todas as operações da Klabin consideram em sua estratégia aspectos de gestão ambiental, como água, energia, mudanças climáticas e biodiversidade. Com isso, a companhia reforça seu compromisso com a conservação dos recursos naturais, com a busca pela redução do uso de recursos não renováveis, o controle de impactos ambientais e o monitoramento da biodiversidade, por meio da conservação da fauna e flora das florestas onde a empresa opera.

Além de estar no DNA da Klabin, a preservação do Meio Ambiente significa pesquisas científicas, preservação de matas e animais em extinção e o crescimento sustentável de comunidades próximas às suas Áreas de atuação.

O NEGÓCIO: “A base do nosso negócio são as árvores, por isso, cuidamos com responsabilidade da nossa fonte de matéria-prima. Resultado disso, nos tornamos referência mundial em manejo florestal, preservando aproximadamente 240 mil hectares de florestas nativas em nossas áreas florestais.

 

INOVAÇÃO – Futuro renovável

O foco em inovação e alta tecnologia para responder as demandas do mercado e buscar novos ciclos de crescimento, visando desenvolver iniciativas voltadas à gestão sustentável e excelência operacional.

A Klabin adota 5 rotas de pesquisa e desenvolvimento, tendo a inovação como parte do seu nosso DNA e se faz presente em todas as áreas de atuação, como um direcionador importante para a evolução dos negócios:

*Desenvolvimento da base florestal

*Desenvolvimento de celulose

*Linhas de papéis

*Novas tecnologias de base florestal

*Redução de impactos ambientais

 

 

Para maiores informações: https://klabin.com.br/sustentabilidade/